Histórico
O Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da Universidade de Brasília– ENPGFIL/UnB nasceu de uma iniciativa conjunta do corpo docente e discente ao constatarem a inadequação da apresentação por pôsteres dos trabalhos finais de pesquisa na área das Ciências Humanas, notadamente na Filosofia, tal como propõe até hoje o modelo de apresentação da iniciação científica desta universidade.
Parecia clara a necessidade de um espaço para debates, minicursos e mesas temáticas nos quais os e as estudantes, e mesmo o corpo docente, pudessem apresentar suas pesquisas no tempo e no formato adequados a esse tipo de estudos, proporcionando debates e trocas.
Assim, em 2012, a então coordenadora do curso, Priscila Rossinetti Rufinoni, propôs de forma embrionária um evento de pesquisa, a I Semana de Iniciação Científica e Iniciação à Docência, que está documentada no editorial da Revista Pólemos*.
Após essa primeira tentativa, seguiram-se os eventos: I Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia (2014), organizado pela Professora Priscila Rufinoni e pelos professores André Muniz e Alex Sandro Calheiros de Moura, com a participação ativa do centro acadêmico. Neste encontro, a chamada para apresentação tornou-se nacional, trazendo para o evento estudantes de diversas universidades; o II Encontro nacional de pesquisa na graduação em Filosofia (2015), organizado pela mesma equipe; o III Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia (2016), pelos integrantes do Centro Acadêmico Ernani Maria Fiori; o IV Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia (2017), organizado pelo coletivo de estudantes, contando com o apoio do Centro Acadêmico e da Revista Pólemos; o V Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia (2018), organizado pelo coletivo de estudantes, contando com o apoio do Centro Acadêmico, da Revista Pólemos e do Departamento de Filosofia; o VI Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia (2019), organizado pelo coletivo de estudantes, sob supervisão do Professor Herivelto Souza, contando com o apoio da FAP/DF, do Instituto de Ciências Humanas, do Departamento de Filosofia, da Atlética Dialética, do Centro Acadêmico e da Revista Pólemos. Estes últimos já totalmente organizados por estudantes, praticamente, sem interferência de docentes.
A VII edição do Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia da Universidade de Brasília foi a primeira realizada em formato totalmente remoto. Originalmente, o evento deveria ter ocorrido em 2020, porém foi cancelado em decorrência da crise pandêmica (covid-19), resultando em um intervalo de dois anos entre sua sexta e sétima edição. Diante de um contexto de crise generalizada, a organização, composta unicamente por estudantes de filosofia, enfrentou uma série de problemas e incertezas, um quadro composto de extremas tensões e contradições, em meio ao atrito entre a razão sanitária e a razão econômica.
O modelo do evento foi se consolidando ao longo dos anos, estabelecendo tanto mesas temáticas de apresentação de pesquisas discentes de todo o Brasil, quanto mesas de debate entre docentes da Universidade de Brasília e convidados e convidadas de outras universidades. Outra característica são os minicursos e, mais recentemente, oficinas, tais como a de Produção de texto na última edição do evento.
O evento entra agora na sua oitava edição, cumprindo as metas estabelecidas originalmente de servir como o principal evento de debates entre discentes e docentes do Departamento de Filosofia da Universidade de Brasília.
_______
1) As filhas de Eva
2) Adão e Eva no paraíso brasileiro
Sequência de imagens de Rosana Paulino
* Revista de Estudantes de Filosofia da Universidade de Brasília, texto completo disponível no volume 01, número 02, ano 2012.
http://periodicos.unb.br/index.php/polemos/article/view/8463/6439.